Ministério da Saúde anuncia queda nos casos de dengue em vários estados
No anúncio feito nesta terça-feira (14) pelo Ministério da Saúde, foi informado que em 24 estados e no Distrito Federal os casos de dengue estão em queda se comparados à semana epidemiológica anterior.
Segundo a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, “observamos uma diminuição das notificações e da velocidade com que esses casos estão entrando, não tendo uma mudança tão significativa como nas últimas semanas”.
Apenas Maranhão e Mato Grosso apresentaram estabilidade em relação à última semana. A secretária afirmou que nenhum estado apresenta aumento nos casos de dengue no momento.
Apesar da queda nos casos, alguns estados ainda merecem atenção por registrarem incidência acima de 300 casos por 100 mil habitantes, considerado epidêmico pela OMS. Entre esses estados estão Acre, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
A pasta também informou que quatro decretos de emergência por dengue foram revogados, mostrando que o Brasil está em outro momento em relação à epidemia. No total, foram publicados dez decretos estaduais e 632 municipais desde o início do aumento de casos.
Até o momento, o Brasil registrou 4.797.362 casos prováveis de dengue, com 2.576 óbitos confirmados e 2.628 em investigação. As regiões com maior incidência são Distrito Federal, Minas Gerais e Paraná, de acordo com o Painel de Monitoramento de Arboviroses.
Apesar da queda nos números, os casos graves e óbitos ainda atingem principalmente a população adulto jovem de 20 a 49 anos. A letalidade da doença segue em 0,05, com 53.660 casos graves registrado neste ano.
A vacinação contra a dengue também permanece em destaque, com 980.013 doses aplicadas e 2.667.476 enviadas aos estados e ao Distrito Federal. Planos específicos para enfrentar a doença, como o envio de doses extras para o Rio Grande do Sul, que enfrenta inundações em grande parte de seu território, estão sendo estudados.
Além da dengue, o Ministério da Saúde alertou para os casos de chikungunya no Brasil, com 182.873 casos prováveis registrados neste ano. A letalidade da chikungunya está em 0,07, mostrando a importância de continuar monitorando e combatendo essas doenças.