Com tradição em sediar competições internacionais de automobilismo, como a Fórmula 1 e a Moto GP, o Rio de Janeiro pode voltar a ter um autódromo para receber corridas. Um projeto de lei publicado no Diário Oficial da Câmara do Rio prevê a construção de um “autódromo parque” em Guaratiba, na Zona Oeste.
O projeto estabelece o trecho do Rio Piraquê, entre a Avenida Dom João VI e a Estrada da Matriz, como local de construção e propõe diversas intervenções na região para abrigar o projeto, como a criação de novas estações de BRT e incentivo a atividades culturais e shows quando não estiverem acontecendo corridas.
O presidente da Câmara e da Frente Parlamentar em defesa do novo autódromo, Carlo Caiado, destacou a importância do projeto: “O automobilismo atrai turistas, gera emprego e movimenta toda uma cadeia produtiva. Essa é uma região que precisa de investimentos. Vamos debater com responsabilidade a construção do autódromo em Guaratiba”, afirmou.
O novo autódromo pode ser construído mais de 10 anos após a desativação do autódromo Nelson Piquet, que deu lugar ao Parque Olímpico em 2012.
Advertisement