Prefeitura de Franco da Rocha realiza feirão de imóveis para famílias desabrigadas por deslizamentos em 2022, disponibilizando R$ 197 mil por unidade.

A cidade de Franco da Rocha, localizada na Grande São Paulo, está promovendo um feirão de imóveis neste sábado (23) para atender as famílias que perderam suas casas nos deslizamentos de 2022. A prefeitura do município convidou as imobiliárias da região para participarem do evento, que tem como objetivo proporcionar moradias dignas para aqueles que foram prejudicados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade.

No total, as famílias atendidas no feirão terão à disposição R$ 197 mil para adquirir imóveis com pelo menos 36 metros quadrados, contendo dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Desde o ocorrido em fevereiro daquele ano, as fortes chuvas deixaram 1,1 mil desalojados e resultaram na trágica morte de 18 pessoas, sendo que 70 famílias perderam suas casas de forma definitiva.

Até o momento, essas famílias estavam sendo assistidas com auxílio-aluguel, mas agora, de acordo com a secretária de Habitação de Franco da Rocha, Ana Carolina Nunes, elas terão a oportunidade de conquistar a moradia definitiva. A secretária destacou que a prefeitura conseguiu dar entrada em um pedido junto ao Ministério do Desenvolvimento para viabilizar a aquisição dos imóveis.

Inicialmente, estava em pauta a construção de um conjunto habitacional como solução para o problema habitacional das famílias afetadas. Entretanto, após identificar limitações no terreno proposto, a proposta mudou de rumo e passou a contemplar a aquisição de unidades habitacionais já existentes no município. Essa mudança enfrentou entraves burocráticos que foram superados com a aprovação de uma lei na Câmara Municipal autorizando o município a realizar as transferências necessárias.

Apesar dos esforços para viabilizar a compra das unidades habitacionais, a secretária Ana Carolina lamentou a falta de interesse dos empreendedores locais em participar do processo. O certame e a licitação realizada pelo município não foram bem-sucedidos, o que resultou em obstáculos para concretizar a aquisição dos imóveis.

No entanto, a secretária ressaltou que todas as etapas do processo foram transparentes e compartilhadas com as famílias interessadas, por meio de audiências públicas. Mesmo diante dos desafios burocráticos e da falta de propostas dos empreendedores, a prefeitura de Franco da Rocha segue empenhada em garantir moradias dignas e permanentes para as famílias impactadas pelos deslizamentos de 2022.

Sair da versão mobile