Alerta vermelho: Defesa Civil prevê fortes chuvas em São Paulo até sábado, com risco de alagamentos e deslizamentos de terra.

A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu um alerta nesta quarta-feira (20) sobre a previsão de fortes pancadas de chuva que devem atingir diversas regiões do estado a partir de amanhã, quinta-feira (21), e se estender até sábado (23). Segundo as informações divulgadas pelo órgão, as áreas mais afetadas serão a Baixada Santista, o litoral norte e o Vale do Paraíba, com previsão de chuvas intensas.

Para a Baixada Santista, está previsto um volume de chuva de até 180 milímetros, enquanto no Vale do Paraíba e litoral norte esse volume pode chegar a 250 milímetros. Nessas regiões, a Defesa Civil emitiu um alerta vermelho, indicando a gravidade do fenômeno. Já em áreas como Campinas, Sorocaba, metropolitana de São Paulo, Serra da Mantiqueira e Itapeva, o alerta é laranja, com previsão de chuvas fortes e volumes entre 80 mm e 100 mm.

Para os municípios de Bauru, Araraquara, Marília, Presidente Prudente, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araçatuba e São José do Rio Preto, a previsão é de chuvas moderadas, com volume entre 60 mm e 70 mm. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas de São Paulo (CGE) alerta que a quinta-feira será quente na capital, com sol entre nuvens, mas a chegada de uma frente fria no período da tarde pode provocar fortes chuvas.

O CGE também destaca o potencial para formação de alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de terra, principalmente em áreas de encosta. Já na sexta-feira, está prevista uma mudança no tempo, com chuvas persistentes e queda de temperatura. O órgão ressalta o risco de alagamentos e deslizamentos de terra em áreas vulneráveis devido ao solo encharcado.

Diante desse cenário, é importante que a população esteja atenta e siga as orientações dos órgãos de defesa civil para evitar maiores transtornos e prejuízos. A recomendação é que sejam evitadas áreas de risco e que se mantenham informados sobre as condições meteorológicas.

Sair da versão mobile