Carnaval de 2024: saiba como a data é definida e programada para os dias 12 e 13 de fevereiro




O Carnaval de 2024 está programado para acontecer nos dias 12 e 13 de fevereiro, segunda e terça-feira, respectivamente. A data da celebração varia anualmente, pois não está vinculada a um dia fixo no calendário.

Consequentemente, a Quarta-Feira de Cinzas será no dia 14 de fevereiro.

Como é definida a data do Carnaval?

A data é calculada com base na Páscoa, que, neste ano, será celebrada em 31 de março.


O Carnaval de 2024 já tem data marcada! A celebração está programada para acontecer nos dias 12 e 13 de fevereiro, segunda e terça-feira, respectivamente. A data deste evento festivo varia anualmente, o que faz com que não esteja vinculada a um dia fixo no calendário, diferentemente de outras datas comemorativas.

Com a definição do Carnaval, também já podemos marcar em nosso calendário a data da Quarta-Feira de Cinzas, que será no dia 14 de fevereiro. Este período marca o início da Quaresma, uma época de penitência e reflexão para os fiéis cristãos.

Mas como exatamente é definida a data do Carnaval? A resposta está relacionada com a Páscoa. O Carnaval acontece sempre 47 dias antes do domingo de Páscoa, que é a data móvel mais importante do calendário religioso, celebrada pela comunidade cristã.

Em 2024, a Páscoa está marcada para o dia 31 de março, o que significa que o Carnaval acontecerá nos dias 12 e 13 de fevereiro, como já mencionado. Dessa forma, a Quarta-Feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma, será no dia 14 de fevereiro.

O Brasil é um dos países conhecidos por suas festas de Carnaval, com desfiles de escolas de samba, blocos de rua, bailes e festas espalhados por todo o país. É um período de muita animação, cores e música, que atrai turistas do mundo inteiro para participar dessa festa tão tradicional.

Portanto, já é possível se preparar e se organizar para aproveitar o Carnaval de 2024, que promete ser mais uma celebração inesquecível para todos os foliões. A animação e a alegria estão garantidas!

Sair da versão mobile