Empresas apostam em produção personalizada de filmes publicitários para se destacarem em meio a enxurrada de anúncios audiovisuais.



O consumidor moderno é muito bem informado e valoriza o processo de fabricação e a origem dos produtos que consome. A era das redes sociais tornou os consumidores mais exigentes e conscientes das práticas das marcas. Empresas que não se posicionam de forma transparente correm o risco de serem “canceladas” por qualquer deslize, inclusive na produção de seus filmes publicitários.

Uma pesquisa realizada pelo ElectronicsHub revelou que o brasileiro permanece, em média, 9 horas e 32 minutos por dia em frente às telas. No entanto, a grande quantidade de anúncios audiovisuais veiculados dificulta a absorção das mensagens publicitárias, exigindo produções mais personalizadas e estratégicas.

Produção em massa x personalização

O fácil acesso a estúdios e equipamentos de filmagens resultou no surgimento de plataformas que disponibilizam vídeos pré-prontos para a utilização em anúncios com baixo custo para a marca. No entanto, a credibilidade da marca pode ficar comprometida, já que consumidores bem informados podem perceber a utilização desses vídeos em anúncios de várias outras marcas.

Apesar de estar em expansão, o setor de produção audiovisual publicitária está sendo prejudicado pela produção em massa, que limita as oportunidades de investimento em filmes personalizados e não cumpre o objetivo das marcas de se aproximarem de seu público-alvo. Segundo dados da Ancine, o número de registros de obras publicitárias audiovisuais aumentou 2,4% entre 2021 e 2022 no Brasil. No entanto, é essencial que tanto os gerentes de marketing das empresas quanto as agências de publicidade estejam cientes da importância da produção audiovisual publicitária personalizada.

Segundo uma pesquisa da Eventbrite, 79% dos consumidores também preferem investir em experiência. Neste sentido, os filmes publicitários precisam ser cada vez mais únicos, explorando as ferramentas tecnológicas que auxiliam no processo criativo. Assim, a produção audiovisual publicitária personalizada e bem estruturada de acordo com a missão e os valores da empresa é essencial para alavancar a boa imagem e o engajamento da marca perante seu público e mantê-la competitiva no mercado.

Com informações de Rodolfo Rufeisen – diretor da produtora audiovisual Paprika Filmes

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