O Programa Rio+Cursos, iniciativa da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE), celebrará a entrega de certificados a 115 profissionais capacitadas como babás no próximo sábado (27/01). E além do reconhecimento pela conclusão do curso, a SMTE está atenta à colocação profissional dessas trabalhadoras, anunciando 40 vagas específicas para o segmento em diferentes bairros da cidade.
Estas oportunidades para babás integram um conjunto de 1.108 postos de trabalho divulgados pela Prefeitura do Rio nesta segunda-feira (22/01). E entre essas vagas, um total de 700 são destinadas a trabalhadores em geral, incluindo candidatos com ou sem experiência anterior e 408 são reservadas para pessoas com deficiência, abrangendo diversos segmentos profissionais.
Everton Gomes, o Secretário Municipal de Trabalho e Renda, destaca o comprometimento da pasta não apenas na capacitação profissional, mas também na inserção rápida dos trabalhadores no mercado. “Temos feito formações para babás com auditórios lotados, e trabalhamos para vê-las inseridas no mercado o quanto antes.” ressalta Gomes.
E além das oportunidades para babás, as vagas abrangem uma variedade de áreas profissionais, como técnico de enfermagem, chapeiro, camareira de hotel, eletricista, confeiteiro, auxiliar de lavanderia (com dez vagas específicas para PCDs) e assistente financeiro, entre outras.
A SMTE também oferece oportunidades de estágio em psicologia, gastronomia, administração, arquitetura, pedagogia, eletrotécnica, engenharia mecânica, direito, mecânica, letras e gastronomia para estudantes universitários de diferentes períodos.
Os interessados podem se inscrever online sem a necessidade de código para o preenchimento do formulário. Já para aqueles sem acesso à internet, sete postos da Central do Trabalhador estão disponíveis em diferentes regiões da cidade, funcionando das 8h às 16h.
Os candidatos devem levar RG, CPF, PIS e currículo para realizar a inscrição. As pessoas com deficiência têm a opção de enviar o currículo por e-mail (vagaspcd.smte@gmail.com) ou comparecer pessoalmente ao Centro Integrado de Atendimento à Pessoa com Deficiência (CIAD), referência na busca e oferta de oportunidades de emprego para esse público no município.
A SMTE, responsável pelo banco de empregos da Prefeitura do Rio, conta com mais de 400 mil currículos, abrangendo uma diversidade de perfis profissionais. As empresas interessadas nesses perfis podem se cadastrar gratuitamente pelo site (https://bit.ly/Cadastro_de_Vagas_SMTE).
Veja abaixo a lista completa de vagas abertas na semana:
Subprefeitura da Zona Norte:
- Assistente Financeiro – Médio Completo
- Baby-Sitter – Superior Incompleto (Pedagogia)
- Eletricista – Médio Completo
- Estágio em Psicologia – Superior Incompleto
- Estágio Técnica em Mecânica – Superior Incompleto
- Estoquista – Médio Completo
- Jovem Aprendiz Auxiliar Administrativo – Médio Completo ou Cursando
- Técnico em manutenção de copiadoras – Médio Completo
- PCD