Todos os estudantes que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obtiveram nota maior do que zero na prova de redação e não se declararam como treineiros podem se inscrever no sistema eletrônico, gerido pelo Ministério da Educação. O Sisu utiliza a média da nota do Enem até o limite da oferta de vagas por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e o perfil socioeconômico.
As vagas disponibilizadas pelo Sisu seguem as determinações da Lei de Cotas e as políticas e ações afirmativas adotadas pelas universidades, como a reserva de vagas e a aplicação de bônus sobre a nota dos candidatos que atendem ao perfil indicado pela instituição.
Os resultados da primeira chamada do Sisu estão previstos para serem divulgados no dia 30 de janeiro de 2024 e as matrículas dos selecionados acontecerão do dia 1º ao dia 7 de fevereiro. Entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro, os estudantes que não forem selecionados podem manifestar interesse em participar da lista de espera.
O Sisu é uma oportunidade para os estudantes que fizeram o Enem buscarem uma vaga no ensino superior público, de forma mais simplificada e unificada. Com a utilização da nota do Enem, o sistema busca democratizar o acesso às universidades e permitir que os estudantes tenham a oportunidade de escolher entre diferentes instituições e cursos, de acordo com suas notas e preferências.
Portanto, para garantir a participação no processo seletivo do Sisu, os estudantes devem ficar atentos ao prazo de inscrição e seguir todas as orientações necessárias para a escolha das vagas disponíveis e o preenchimento correto dos dados.