No sábado, 20 de Janeiro, milhares de fiéis se reuniram na Basílica Santuário de São Sebastião dos Frades Capuchinhos, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, em comemoração ao dia do Padroeiro da cidade. Às 9h, a missa foi presidida pelo Arcebispo do Rio, o cardeal Dom Orani Tempesta, reunindo devotos de São Sebastião de todas as idades e origens.
Antes de 1956, o aniversário da cidade do Rio de Janeiro era comemorado no dia do Padroeiro. A partir desse ano, a celebração passou a ser realizada em 1º de março, em referência à chegada de Estácio de Sá à Baía de Guanabara, em 1565. No entanto, mesmo com a mudança oficial, os cariocas continuam considerando as duas datas como importantes marcos históricos.
A expectativa da Igreja Católica era de que aproximadamente 40 mil pessoas participassem das celebrações ao longo do sábado, que foram programadas para acontecer de hora em hora até às 19h.
Além disso, a tradicional procissão, que percorre cerca de 5km e sai do santuário na Tijuca às 16h, em direção à Catedral Metropolitana, no centro da cidade, onde será realizada a missa de encerramento do cortejo, também por Dom Orani, estava prevista para às 18h.
Neste ano, a programação incluiu o “Auto de São Sebastião 2024”, ao lado da Catedral, que recontou a história da vida do padroeiro. Também foi realizada a tradicional bênção no pátio da Basílica, onde os fiéis puderam levar água benta para casa, passando pelas mãos dos frades que abençoaram as garrafas.
Vale ressaltar que as festividades em homenagem a São Sebastião acontecem em diversas outras cidades do país que também têm o santo como padroeiro. Entre elas estão Suzano e Presidente Prudente, em São Paulo; Boa Vista, em Roraima; e Xapuri, no Acre.
Compartilhe: