A cirurgia foi realizada com o uso de recursos robóticos e teve como responsável o médico Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo. Toffoli permanece internado para observação pós-cirúrgica e ainda não há previsão de alta, conforme boletim médico divulgado.
Neste momento, o STF está em recesso do Judiciário, com retorno das atividades marcado para o dia 1º de fevereiro. Durante esse período, o presidente da Corte, ministro Luis Roberto Barroso, está responsável pelos casos considerados urgentes.
Dias Toffoli, que tem 56 anos de idade, ingressou no Supremo Tribunal Federal em 2002, após indicação do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele presidiu a Corte entre 2018 e 2020, sendo o mais jovem ministro a ocupar o cargo.
A equipe médica do Hospital Vila Nova Star não divulgou mais detalhes sobre a recuperação de Toffoli e nem sobre as próximas etapas do tratamento pós-cirúrgico. Familiares e assessores do ministro também não se pronunciaram sobre o estado de saúde dele.
Dias Toffoli ganhou destaque durante sua gestão na presidência do STF por ter conduzido pautas importantes e por ter enfrentado uma série de desafios políticos e jurídicos. A cirurgia para tratar as hérnias que ele enfrentava é uma medida preventiva e necessária para sua saúde e bem-estar.