Prefeitura de Campina Grande volta atrás e revoga decreto que proibia desfile de blocos carnavalescos em pontos da cidade.

A Prefeitura de Campina Grande (PB) revogou um decreto que proibia blocos carnavalescos de desfilarem por alguns dos principais pontos da cidade. O anúncio da anulação do decreto foi feito pelo prefeito Bruno Cunha Lima, nesta quinta-feira (18), em sua conta pessoal na rede social X (antigo Twitter). O decreto, que foi publicado na última segunda-feira (15), gerou polêmica ao estabelecer que os blocos não poderiam sair pelas ruas de alguns bairros entre os dias 8 e 13 de fevereiro, nem se reunir próximo a hospitais, clínicas, instalações policiais, terminais rodoviários e shoppings.

De acordo com Lima, o objetivo do decreto anterior era garantir segurança e organização para a população em geral, e não proibir a festa. Após discussões com os organizadores do maior grupo local, o prefeito revelou ter chegado a um consenso que permitiu compatibilizar os horários e itinerários do bloco com o Carnaval da Paz, evento religioso realizado anualmente durante o período de carnaval.

Após a revogação do decreto, a prefeitura publicou uma nova convocatória para que blocos, escolas de samba, “bois” e demais grupos carnavalescos se cadastrem na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O cadastramento será realizado até as 12h do próximo sábado (20), por meio de um formulário disponível na internet. A prefeitura destacou que os já cadastrados no período de 8 a 12 de janeiro não precisam realizar novo cadastro, e a reabertura do cadastro visa à identificação de possíveis novos eventos na cidade.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Tâmela Fama, ressaltou o compromisso da gestão municipal em promover um diálogo contínuo com a sociedade, e afirmou que a reabertura do cadastramento até o próximo sábado garantirá um prazo maior para o cadastro de novos blocos e eventos carnavalescos. Além disso, a prefeitura promete ampliar as tratativas com os representantes dos grupos interessados em uma reunião marcada para amanhã (19), no Teatro Municipal Severino Cabral.

Dessa forma, a prefeitura de Campina Grande demonstra estar aberta ao diálogo com os grupos carnavalescos e busca promover um carnaval mais inclusivo e diversificado para a população local. A revogação do decreto é mais um exemplo de como as autoridades municipais podem repensar suas decisões em prol do interesse da comunidade. A reabertura do cadastramento para participação nos eventos carnavalescos também demonstra a disposição da prefeitura em acolher novas iniciativas e experiências para o Carnaval de Campina Grande.

Sair da versão mobile