MEC oferece mais de 402 mil bolsas do Prouni com maior oferta desde o início do programa

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta sexta-feira (19) que está disponibilizando um total de 402.092 bolsas para a primeira edição de 2024 do Programa Universidade para Todos (Prouni). Desse número, 304.638 são bolsas integrais e 97.454 são bolsas parciais, representando 50% do valor total.

Segundo o MEC, esta edição é a que oferece a maior quantidade de bolsas desde o início do programa em 2005, o que se apresenta como uma grande oportunidade para os estudantes que buscam o acesso ao ensino superior.

Os interessados em participar do Prouni podem consultar as bolsas disponíveis através do portal Acesso Único de Acesso ao Ensino Superior. O site fornece detalhes sobre as vagas incluindo curso, turno, instituição e local, permitindo que os candidatos façam a busca de acordo com suas preferências. Ao todo, 15.482 cursos de 1.028 instituições participantes do programa estão sendo contemplados.

São Paulo é o estado que oferece o maior número de vagas, com 103.282 disponibilizadas, das quais 81.069 são bolsas integrais e 22.213 são parciais, com desconto de 50%. Em seguida, Minas Gerais aparece com 39.640 vagas, seguido pelo Paraná (35.572 bolsas), Rio Grande do Sul (27.297) e Bahia (21.905). A lista completa das vagas oferecidas por unidade federativa foi divulgada no site do MEC.

O Prouni permite que os estudantes concorram a bolsas de estudo em instituições de ensino privadas para cursar graduações. Os processos seletivos acontecem duas vezes ao ano e são voltados para os estudantes que não possuem diploma de nível superior.

Para se candidatar às bolsas integrais do Prouni, os estudantes precisam comprovar uma renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, é necessário não ter zerado a redação do Enem e ter obtido uma média mínima de 450 pontos nas provas.

O Prouni oferece uma oportunidade valiosa para milhares de estudantes que buscam uma chance de ingressar no ensino superior e alavancar suas carreiras profissionais. Através desse programa, o MEC reafirma seu compromisso em promover a democratização do acesso à educação de qualidade.

Sair da versão mobile