Exercício da Otan Steadfast Defender 2024 terá 90.000 soldados
BRUXELAS (Reuters) – O comandante da aliança, Chris Cavoli, anunciou nesta quinta-feira que cerca de 90.000 soldados participarão do maior exercício da Otan em décadas, conhecido como Steadfast Defender 2024. O treinamento terá início na próxima semana e se estenderá até maio.
“A Aliança demonstrará sua capacidade de reforçar a área euro-atlântica por meio de um movimento transatlântico de forças da América do Norte”, afirmou o general norte-americano em uma coletiva de imprensa em Bruxelas, após uma reunião de dois dias dos chefes nacionais de defesa.
Cavoli também anunciou que os soldados virão de aliados da Otan e da Suécia, em um esforço conjunto para fortalecer a capacidade de defesa da região.
Steadfast Defender 2024 representa um marco importante para a Otan, que busca reforçar sua presença e capacidade defensiva em um momento de crescentes desafios geopolíticos. O exercício demonstrará a prontidão das forças aliadas e testará a interoperabilidade entre as tropas de diferentes países.
Além dos 90.000 soldados, o treinamento contará com a participação de aeronaves, navios e equipamentos militares avançados, em uma demonstração de força e coesão da aliança militar.
O Steadfast Defender 2024 também servirá para fortalecer os laços entre os membros da Otan e garantir que estejam preparados para responder a eventuais ameaças à segurança e estabilidade da região euro-atlântica.
Com o início do exercício se aproximando, as expectativas são altas em relação à demonstração de força e determinação da Otan em proteger seus membros e defender seus interesses comuns. O mundo estará atento a esse grande evento militar, que marcará um novo capítulo na história da aliança.