
Acesso à informação deve ser feito com cuidado
Uma situação preocupante envolvendo a empresa Faber-Castell foi identificada recentemente. A empresa vem sendo alvo de fake news, que estão sendo disseminadas de forma bem elaborada na internet. Tudo começa com o usuário visualizando um trecho do Jornal Nacional que mostra a entrada de uma loja da Faber-Castell. Até aí, tudo normal, mas ao clicar em “Saiba Mais”, o usuário é direcionado para uma página que simula o site do Jornal Nacional no G1, com a informação de que a empresa está sendo condenada a vender um Kit Escolar por menos de R$ 160,00, o que foi desmentido pela própria Faber-Castell.
O problema se agrava quando, ao clicar em outro link, o usuário é redirecionado para um site que imita a Folha de S.Paulo. Nessa página, o texto informa que a empresa precisará disponibilizar 13 mil kits pelo preço de R$ 159,90, valor diferente do apresentado no início, o que configura claramente uma tentativa de enganar o consumidor.
Como a empresa está lidando com a situação
A Faber-Castell se pronunciou a respeito, ressaltando que está tomando medidas para combater a disseminação das notícias falsas. Em nota encaminhada ao UOL Confere, a empresa destacou que os golpistas costumam atuar de forma mais intensa nessa época do ano, devido à maior procura por materiais escolares com a volta às aulas. A recomendação é que, diante de informações suspeitas, o consumidor verifique nos canais oficiais da empresa a veracidade da informação.
Por fim, a Faber-Castell repudiou veementemente a propagação de fake news e afirmou estar tomando as medidas cabíveis para remoção dos conteúdos enganosos. A empresa destacou que está comprometida em esclarecer a situação para evitar que a população seja confundida por informações falsas.