Força Penal Nacional é autorizada a atuar e passar por treinamento em Porto Velho, em busca do fortalecimento do sistema penal.

A Força Penal Nacional (FPN) foi oficialmente autorizada a iniciar suas atividades e passar por um programa de treinamento com duração de 180 dias, em Porto Velho, Rondônia. Criada em novembro de 2023, a FPN tem como principal missão combater o crime organizado tanto dentro quanto fora do sistema prisional.

Os profissionais do sistema penal que fazem parte do programa de capacitação passarão por treinamentos tanto na área administrativa e gerencial, quanto em situações de crise. Esses treinamentos serão realizados na penitenciária federal em Porto Velho e serão supervisionados pela Secretaria Nacional de Políticas Penais.

A realização dessa capacitação está de acordo com uma das diretrizes estabelecidas pela norma que criou a Força Penal, que é ampliar a cooperação entre as diferentes esferas federativas em busca do fortalecimento do sistema penal. O Ministério da Justiça e Segurança Pública optou por não divulgar o número exato de agentes que passarão pelo treinamento, por questões de segurança. No entanto, afirmou que seguirá o planejamento estabelecido pelos órgãos envolvidos na operação.

A atuação da Força Penal Nacional é vista como um importante passo no combate ao crime organizado, que tem se mostrado uma ameaça crescente tanto dentro quanto fora das prisões. Além disso, a capacitação dos profissionais do sistema penal é fundamental para garantir que possam lidar de forma eficiente e segura com situações de crise.

Com a autorização para atuar e o início do treinamento dos agentes, a expectativa é de que a Força Penal Nacional se torne um importante aliado no combate ao crime organizado, contribuindo para a segurança e a ordem dentro do sistema prisional e em todo o país. A cooperação entre as diferentes esferas governamentais é essencial para fortalecer o sistema penal e garantir a eficácia das ações de combate ao crime.

Sair da versão mobile