Núcleos de chuva se deslocam em direção ao Rio de Janeiro e previsão é de calor acentuado, diz Alerta Rio e Inmet

Núcleos de chuva estão atuando sobre a Zona da Mata mineira, o Médio Paraíba e o Centro-Sul fluminense, com deslocamento em direção à cidade do Rio de Janeiro, de acordo com informações do sistema Alerta Rio, da prefeitura, divulgadas no Twitter. A previsão para as próximas horas é de céu parcialmente nublado a nublado, com pancadas rápidas e isoladas de chuva moderada a forte, acompanhadas de raios e rajadas de vento, durante a tarde desta segunda-feira (15).

O cenário muda na madrugada de terça-feira (16), quando o céu passará de parcialmente nublado para claro. À tarde, o céu pode ficar novamente parcialmente nublado, mas sem previsão de chuvas, com ventos de fraco a moderado. As temperaturas devem se manter estáveis em torno de 39ºC nas zonas oeste e norte da cidade, 37°C no centro do Rio e na Grande Tijuca, e 36°C na zona sul.

Para os dias seguintes, o Alerta Rio prevê mudanças no cenário. Na quarta-feira (17), o céu passará de claro para parcialmente nublado, e na quinta-feira (18), para nublado, com previsão de chuvas isoladas. Já na sexta-feira (19), o céu estará nublado a encoberto, com chuvas fracas a moderadas ao longo do período. As temperaturas devem se manter estáveis na terça, quarta e sexta, mas há previsão de queda na quinta.

Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do Rio, Thiago Sousa, a população do Rio de Janeiro enfrentará um calor acentuado nesta segunda-feira (15), com temperaturas podendo chegar aos 40°C. Sousa destacou que, em relação à chuva, é esperado o padrão típico de verão, com pancadas isoladas no final da tarde e início da noite, sem volume excessivo, e que as chuvas devem reduzir gradativamente até quarta-feira, enquanto o calor aumenta.

Sair da versão mobile