O pagamento do abono salarial será realizado de forma escalonada, de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores. Aqueles que possuem conta corrente ou poupança na Caixa receberão o pagamento diretamente em suas contas. Já os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital, que é aberta automaticamente pela Caixa, seguindo o calendário de pagamento estabelecido.
A movimentação da Poupança Social Digital é feita por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas, transferências, compras e transações utilizando o cartão de débito virtual. Caso a abertura da conta digital não seja possível, o saque do abono poderá ser feito com o Cartão Social e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou nas agências da Caixa.
O abono salarial, instituído pela Lei 7.998/90, equivale a, no máximo, um salário mínimo e é pago anualmente aos trabalhadores que atendem aos requisitos previstos em lei. Os recursos para o pagamento são provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Com a proximidade da data de início do pagamento do abono salarial, a Caixa Econômica Federal tem orientado os trabalhadores a ficarem atentos ao calendário de acordo com o mês de nascimento. Além disso, a instituição tem disponibilizado informações sobre a movimentação da Poupança Social Digital e os locais e formas de saque do benefício para aqueles que não possuem conta na Caixa.
Para mais detalhes sobre o abono salarial, os trabalhadores podem acessar o site da Caixa ou entrar em contato com o banco por meio dos canais de atendimento disponíveis. A expectativa é de que o pagamento beneficie milhares de trabalhadores em todo o país, contribuindo para a movimentação da economia e o reforço da renda das famílias.