Chuva intensa pode causar alagamentos e rajadas de vento em São Paulo até o fim de semana, alertam meteorologistas






Previsão de chuvas fortes em São Paulo para esta semana

Previsão de chuvas intensas em São Paulo para esta semana

A cidade de São Paulo está sob a ameaça de fortes chuvas que devem persistir até o fim de semana. Nesta quinta-feira (11) e sexta-feira (12), a previsão é de pancadas intensas, com potencial de alagamentos, rajadas de vento e até mesmo granizo. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura, o fenômeno está sendo causado por um cavado próximo à região, que direciona umidade para a atmosfera e intensifica a chuva.

O CGE alerta que a intensidade das chuvas aumentará na quinta-feira devido à atuação do cavado, com a formação de um centro de baixa pressão atmosférica na madrugada de sexta-feira. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) corrobora a previsão e ressalta que o cenário de chuvas fortes deve se prolongar até o fim de semana, causando possíveis transtornos à população.

Os efeitos das chuvas intensas já foram sentidos entre segunda e quarta-feira, com uma morte, árvores caídas, falta de energia em diversos bairros e 19 pontos de alagamento. A previsão de mais chuvas causa preocupação em relação a novos transtornos para a população da cidade.

Além das chuvas, o calor seguirá presente, com temperaturas entre 21°C e 33°C nesta quinta-feira e máxima de 29°C na sexta-feira, de acordo com o CGE. A meteorologista Andrea Ramos, do Inmet, prevê que a intensidade das chuvas aumentará, devido à combinação dos fenômenos do cavado e do centro de baixa pressão atmosférica, que reúnem grandes quantidades de umidade.

O fenômeno das chuvas intensas é característico do verão e pode ser agravado pelos efeitos do aquecimento global, que provocam contrastes mais acentuados de temperatura. De acordo com Ramos, a ocorrência de trovoadas, pancadas e até queda de granizo é uma possibilidade, especialmente na sexta-feira.

O CGE alerta a população para a possibilidade de alagamentos e transbordamento de rios e córregos até a noite de sexta-feira. A recomendação é que os moradores estejam atentos e tomem as devidas precauções diante desse cenário de chuvas intensas que se estenderá até o fim de semana.

Sair da versão mobile