Presidente do Senado prevê solução negociada durante recesso para impasse sobre revogação da desoneração de setores da economia.



Solução negociada para definição sobre medida provisória

O presidente do Congresso Nacional prevê solução negociada para definição sobre medida provisória

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, participou nesta terça-feira (9) de reunião de líderes no Senado, onde prevê uma solução negociada durante o recesso parlamentar para definição sobre a medida provisória que revoga a prorrogação da desoneração de 17 setores da economia (MP 1.202/2023).

De acordo com Pacheco, o encontro teve maioria oposicionista, que defendeu a devolução imediata da MP, editada pelo governo federal dois dias após a promulgação da lei aprovada no Congresso que renovava a desoneração. A lei havia sido vetada pelo presidente Lula, mas o veto foi derrubado pelos parlamentares.

O presidente do Senado avalia que Legislativo e Executivo podem encontrar uma forma de garantir uma arrecadação sustentável e favorecer a economia. Pacheco destacou a importância de um consenso entre os poderes para resolver a questão de forma adequada.

Diante da situação, Pacheco ressaltou a relevância do diálogo entre as partes envolvidas e a necessidade de se buscar alternativas que atendam às demandas tanto do setor produtivo quanto do Estado, buscando soluções que promovam o equilíbrio entre a arrecadação e o estímulo à economia.

Apesar das divergências, o senador demonstrou otimismo em relação à possibilidade de um acordo que satisfaça ambas as partes, destacando a importância do entendimento e da busca por soluções que beneficiem o país como um todo. Pacheco afirmou que está em constante diálogo com as lideranças políticas e empresariais, buscando encontrar um caminho que concilie os interesses envolvidos.

Sair da versão mobile