Temporal causa falta de energia em São Paulo
Moradores da cidade de São Paulo ficaram sem energia elétrica devido ao temporal que atingiu a capital na tarde desta segunda-feira (8). Relatos de falta de luz foram feitos por diversos moradores, que sofreram com a interrupção do fornecimento por várias horas.
Uma das afetadas foi Petra Prado, residente do bairro Tucuruvi, zona norte da cidade. Segundo ela, a falta de luz durou das 16h às 20h30, afetando seu trabalho, que é feito em casa. Já a publicitária Mariana Santos, que vive em Moema, ficou sem energia desde as 15h30, impactando suas reuniões e sua produtividade no trabalho.
A prefeitura de São Paulo relatou que cerca de 50 árvores caíram sobre a fiação elétrica e aguarda a atuação da concessionária Enel para a remoção. No entanto, a empresa não deu previsão sobre o restabelecimento da energia. As regiões mais afetadas foram a norte, a leste, a oeste e a zona sul da capital.
O Corpo de Bombeiros recebeu aproximadamente 200 chamados para quedas de árvores e 11 chamados para enchentes na região metropolitana. Veículos também foram atingidos pela queda de árvores, causando bloqueios em vias importantes da cidade.
O Aeroporto de Congonhas teve quatro voos cancelados e 14 desviados para outros aeroportos devido às condições climáticas. Além disso, a região central e a zona leste da cidade tiveram alagamentos intransitáveis, causando transtornos para a população.
Infelizmente, o temporal também provocou uma fatalidade. Um homem de 58 anos faleceu na cidade de Itupeva, a 71 km de São Paulo, após a queda de uma árvore sobre o veículo em que se encontrava. A vítima foi atingida no momento em que desembarcava do carro e, apesar do socorro, não resistiu aos ferimentos.
A Enel, ao ser procurada, não informou a quantidade de chamadas recebidas após as chuvas, limitando-se a mencionar as rajadas de vento de até 76 km/h que acompanharam o temporal de segunda-feira. A concessionária declarou que as interrupções no fornecimento de energia foram resultado das quedas de árvores e galhos sobre a rede elétrica.
Tudo isso demonstra a necessidade de ações preventivas e melhorias na infraestrutura da cidade para minimizar os impactos de eventos climáticos extremos como o que foi registrado no início desta semana em São Paulo.