Recompensa de até 10 milhões de dólares por informações sobre financiadores do Hamas
Por Redação
Washington, Estados Unidos – O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira que está oferecendo uma recompensa de até 10 milhões de dólares por informações que levem à prisão de cinco financiadores do grupo militante palestino Hamas. Essa iniciativa visa também a interrupção dos mecanismos financeiros do grupo.
As medidas são uma resposta às ações do Hamas, que resultaram em uma incursão mortal em Israel no dia 7 de outubro. Segundo autoridades israelenses, o incidente causou a morte de 1.200 pessoas. Em retaliação, Israel lançou uma operação militar em Gaza, resultando na morte de 22.600 pessoas, de acordo com autoridades locais de saúde, e deixando uma grande parte do enclave em ruínas.
Os cinco financiadores alvos da recompensa são: Abdelbasit Hamza Elhassan Khair, Amer Kamal Sharif Alshawa, Ahmed Sadu Jahleb, Walid Mohammed Mustafa Jadallah e Muhammad Ahmad ‘Abd Al-Dayim Nasrallah. Todos eles já foram designados como terroristas globais pelos Estados Unidos, de acordo com informações divulgadas pelo Departamento de Estado.
Essa ação evidencia a determinação dos Estados Unidos em combater o financiamento de organizações extremistas e garantir a segurança e estabilidade na região do Oriente Médio. As autoridades americanas esperam que a oferta de recompensa estimule a colaboração da população e de informantes para identificar e deter os financiadores do Hamas.
É importante ressaltar que as informações fornecidas serão tratadas com a devida confidencialidade e os informantes terão garantias de proteção e anonimato, conforme previsto pelo programa de recompensas do Departamento de Estado.