Educadores concluem curso de Pedagogia Intercultural Indígena para atuar em aldeias Tremembé, no Ceará.

Na última semana, 66 educadores finalizaram o curso Cuiambá Pedagogia Intercultural Indígena Magistério Tremembé, oferecido pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, no Ceará. Esses profissionais estão prontos para atuar em nove escolas localizadas nas aldeias Tremembé, nos municípios de Itarema e Acaraú.

O curso, que faz parte do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), é uma iniciativa em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O principal objetivo é fortalecer questões como a demarcação de terras e promover a possibilidade de uma educação diferenciada para as comunidades indígenas.

Além disso, o curso conta com o apoio do Conselho Indígena Tremembé de Almofala, das secretarias de Educação do Ceará e de Itarema, e da Igreja Metodista do Brasil. O nome “Cuiambá” faz referência a um suporte feito da cuia da cabaça, utilizado pelos Tremembé para consumir o mocororó, uma bebida ritual feita do caju.

De acordo com a Capes, a formação de professores indígenas, capacitados como pedagogos interculturais, tem contribuído para fortalecer os saberes tradicionais e valorizar os profissionais que exercem suas funções em sala de aula. A parceria entre a universidade e as entidades envolvidas no curso tem se mostrado fundamental para garantir uma formação de qualidade e adequada às necessidades das comunidades indígenas.

Esse tipo de iniciativa é de extrema importância para promover a valorização da cultura e dos conhecimentos tradicionais dos povos indígenas, além de garantir uma educação que respeite e leve em consideração a realidade e as especificidades de cada comunidade. Com a conclusão do curso, esses 66 educadores estão mais preparados para contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento e o fortalecimento das aldeias Tremembé. A formação pedagógica intercultural será fundamental para proporcionar uma educação de qualidade e que leve em consideração a diversidade cultural e étnica presentes nessas comunidades.

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