Mesárias e mesários: peças fundamentais para o fortalecimento da democracia brasileira durante as eleições 2022






Artigo sobre Mesárias e Mesários

As mesárias e os mesários são peças fundamentais no processo eleitoral e desempenham um papel crucial no fortalecimento da democracia. Durante os dias de eleição, eles recebem os eleitores, verificam e coletam as assinaturas no caderno de votação, liberam a urna eletrônica para garantir o exercício do direito ao voto e são responsáveis por manter a tranquilidade na seção eleitoral do início ao fim da votação.

continua após publicidade

Como se tornar um mesário?

Contribuir para a democracia brasileira como voluntário nas eleições é um processo simples e acessível. A Justiça Eleitoral disponibiliza uma página especial dedicada aos mesários, onde é possível encontrar um passo a passo para se inscrever, esclarecer dúvidas sobre as funções desempenhadas no dia da eleição, e obter todas as informações necessárias. Esta é uma oportunidade para qualquer eleitor com mais de 18 anos que esteja regular perante a Justiça Eleitoral.

continua após publicidade

Participação nas eleições

Nas eleições de 2022, quase 1,9 milhão de mesárias e mesários atuaram em todo o país, sendo que 47% deles foram voluntários. Um exemplo é o professor aposentado Ivo Benedet, de 64 anos, que colabora há mais de 40 anos nas eleições em Jacinto Machado (SC) e considera o trabalho como mesário um serviço prestado à democracia e ao país, além de um momento especial para encontrar amigos. Outra história é a da paraibana Damiana Alves de Sousa, de 41 anos, que atua como mesária desde os 18 e enfatiza a gratificação em ajudar o processo eleitoral e o reconhecimento como cidadã.

Treinamento e benefícios

continua após publicidade

No pleito de 2022, o treinamento dos mesários foi realizado por meio de aplicativo e plataforma educacional, garantindo acesso a manuais, vídeos, e demais materiais de suporte. Além de contribuir para a democracia, os mesários têm direito a dois dias de folga no trabalho, independentemente da modalidade do treinamento. Também recebem auxílio-alimentação, e em alguns estados, o trabalho como mesário conta como horas complementares em cursos universitários, e pode ser vantajoso em concursos públicos.

Siga o TNOnline no Google News


Sair da versão mobile