Desafios para 2024: imprensa francesa aponta inflação, Jogos Olímpicos e incerteza internacional.



Imprensa francesa lista os desafios do país para 2024

Neste início de ano, a imprensa francesa lista os desafios do país para 2024. O jornal Le Figaro considera que o aumento da inflação, maior preocupação dos franceses nos últimos dois anos, deverá recuar e as taxas de juros deverão cair. “Mas o ambiente internacional permanece mais incerto do que nunca”, declara o veículo. Já os jornais Le Parisien e Libération colocam os Jogos Olímpicos de Paris 2024 como principal desafio da nação.

Entusiasmado com a queda de incidentes de violência na noite do Ano-Novo, quando havia mais de 1 milhão de pessoas apenas na avenida Champs-Elysées e outras milhares nas pontes da capital francesa, o Libération questiona em sua manchete: “E se tudo desse certo?”.

Em três páginas de reportagem, o diário progressista mostra que os prazos de construção das obras olímpicas foram globalmente respeitados, os orçamentos mantidos, e as perspectivas de medalhas são boas para os 550 atletas franceses classificados para as competições. As dúvidas que persistem são relacionadas com o setor de transportes e o interesse popular pelos Jogos, que permanece baixo. Os turistas pagarão o dobro do preço do metrô durante o evento, mas a qualidade do serviço, a começar pela limpeza dos trens e das estações, é questionada.


Sair da versão mobile