Principais lançamentos de games em 2023
O ano de 2023 foi marcado pelo retorno da indústria de games com alguns dos lançamentos mais esperados dos últimos tempos. Se 2022 ficou devendo em grandes lançamentos, a indústria de games recuperou o atraso em 2023, resultando em uma das melhores safras de jogos dos últimos tempos, de acordo com analistas.
Os principais lançamentos foram exclusivos para Xbox Series S|X e PlayStation 5, com destaque para jogos como “Spider-Man 2” e “Starfield”. Já a Nintendo não ficou para trás, lançando títulos elogiados pela crítica e pelo público, como “The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom” e “Super Mario Bros. Wonder”.
No entanto, o ano também foi marcado por demissões em massa em diversos estúdios, refletindo um retorno a expectativas mais realistas após o boom de investimentos no período da pandemia de Covid-19.
Principais lançamentos
Alan Wake 2
Utilizando o videogame como base para explorar outras mídias, a Remedy Entertainment criou um dos jogos mais ousados e inovadores dos últimos tempos. Uma verdadeira obra de arte digital.
Armored Core 6
O estúdio japonês From Software teve um ano fortíssimo em 2022 com o lançamento de “Elden Ring”, novo RPG de fantasia que segue os passos de “Dark Souls” com maestria. O lançamento da desenvolvedora em 2023, “Armored Core 6”, foi igualmente bem recebido, revivendo uma franquia que não ganhava um novo jogo há dez anos.
Baldur’s Gate 3
Vencedor dos prêmios de Jogo do Ano e de Escolha dos Jogadores no The Game Awards, o sucesso do RPG em turnos do Larian Studios surpreendeu muita gente da indústria de games.
Starfield
A desenvolvedora Bethesda Softworks é conhecida por mundos abertos vastos, e as expectativas foram grandes desde que o estúdio anunciou, em 2018, que estava trabalhando em um RPG de ficção científica que prometia uma galáxia inteira a explorar.
Street Fighter 6
“Street Fighter 6” realizou o feito de tanto agradar fãs de longa data da franquia quanto criar interesse em um público novo. Entre os fatores que permitiram esse sucesso, pouco comum para jogos de luta, foi a adoção de um esquema de controles chamado “moderno”.
Super Mario Bros. Wonder
Após mais de dez anos sem lançar em consoles um jogo de plataforma 2D inteiramente novo do Mario, a Nintendo reformulou o visual do encanador bigodudo e renovou a franquia.
The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom
Com a difícil tarefa de dar continuidade ao sucesso de “The Legend of Zelda: Breath of the Wild”, o novo game do herói Link superou as expectativas e pode ser considerado um dos melhores títulos da clássica série de jogos de aventura e exploração da Nintendo.