98ª São Silvestre: Mais de 35 mil corredores se preparam para festa do atletismo em São Paulo.

A 98ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre acontecerá neste domingo (31) e contará com a participação de cerca de 35 mil corredores, entre amadores e profissionais. A prova, que é tradição no último dia do ano, teve seu horário alterado em 2012, passando a ocorrer pela manhã, em consonância com as grandes provas de corrida do mundo.

A maioria dos corredores inscritos é do gênero masculino, com 21.553 homens e 12.811 mulheres. Quanto à procedência, a capital paulista concentra o maior número de participantes, com 11.259 inscritos. Em seguida, as cidades com maior quantidade de inscritos são Rio de Janeiro, Guarulhos, Santo André e Campinas.

Entre os competidores brasileiros favoritos da categoria masculina estão Fábio de Jesus Correia, vencedor da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro este ano; e Ederson Vilella, campeão da Maratona Internacional de Curitiba e da Volta Internacional da Pampulha. Entre as mulheres, as apostas para o pódio são Larissa Quintão, Kleidiane Barbosa, Mirela Andrade e Jéssica Soares.

A presença dos atletas africanos é marcante mais uma vez, com destaque para o ugandense Moses Kibet, vencedor da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro e de outras competições; e os quenianos Vestus Cheboi Chemjor, Timothy Kiplagat Ronoh e Emmanuel Bor.

A rota da corrida é de 15 quilômetros, saindo da Avenida Paulista, passando por locais como a Avenida Ipiranga, o Largo do Arouche, a Praça da República e a Avenida São João, com trechos de descida e subida ao longo do percurso. A megaestrutura montada para atender aos corredores inclui a distribuição de 500 mil copos d’água, 35 mil lanches para atletas, 5 mil grades de proteção, entre outros recursos.

A programação do evento inclui, a partir das 7h25, a largada dos atletas da categoria cadeirantes, seguida pela elite feminina às 7h40, e pela elite masculina às 8h05, incluindo os demais corredores, amadores e profissionais.

A expectativa é de que a 98ª Corrida Internacional de São Silvestre seja um grande evento, reunindo atletas e espectadores para celebrar o último dia do ano com muita energia e superação.

Sair da versão mobile