A propagação de uma área de baixa pressão mudará o tempo a partir da tarde deste sábado (30), causando aumento de nebulosidade e chuvas na forma de pancadas na Grande São Paulo. A expectativa é de que haja pontos isolados de maior intensidade, com raios e rajadas de vento, aumentando o risco de formação de alagamentos transitáveis.
Para o domingo (31), os modelos de previsão indicam muita nebulosidade e precipitação moderada, alternada com períodos de melhoria. Essa condição deve perdurar na noite do Réveillon. Segundo o CGE, ventos que passam a soprar do oceano deverão trazer muita umidade para a capital paulista no domingo à noite, o que pode causar sensação de frio para esta época do ano, principalmente durante a manhã do primeiro dia de 2024.
A situação no Rio de Janeiro também não será diferente. O Centro de Operações Rio informa que a aproximação e passagem de uma frente fria sobre o oceano deixará tempo instável na cidade, com previsão de pancadas de chuva moderada a forte a partir da tarde, acompanhada de raios. As temperaturas também deverão apresentar declínio acentuado, e os ventos estarão de moderados a fortes.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão do tempo para o período até o dia 3 de janeiro de 2024 será de chuva em boa parte do Norte do país, com previsão de acumulados maiores do que 60 milímetros em algumas regiões. Já nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, há previsão de pancadas de chuvas localmente fortes, ultrapassando os 70 mm. A Região Sul também está na lista, com previsão de acumulados de chuvas maiores do que 60 mm em alguns estados.
Portanto, para aqueles que estão planejando comemorar a virada do ano ao ar livre, é importante estar atento à previsão do tempo e se preparar para enfrentar chuvas em algumas regiões do Brasil.