A base militar é administrada pela Marinha do Brasil, pelo Exército Brasileiro e pela Força Aérea Brasileira (FAB) e é utilizada para treinamento de militares e experimentos de armamentos. Possui 42 quilômetros de praias, com acesso restrito e controlado pela Marinha.
Lula deixou o Palácio da Alvorada, onde passou o Natal com familiares, por volta das 10h30 de terça-feira, em direção à Base Aérea de Brasília, de onde partiu para o Rio de Janeiro. É importante destacar que este não é o primeiro ano em que o ex-presidente escolhe uma base naval para passar algum período de folga. Em 2023, ele passou o Carnaval e o Corpus Christi na base naval de Aratu, na Bahia.
A restinga da Marambaia é um destino tradicionalmente escolhido por chefes do Executivo para dias de descanso em feriados. Além de Lula, os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, Michel Temer e Jair Bolsonaro também se hospedaram por lá enquanto ocupavam a Presidência da República.
A primeira-dama, Janja Lula da Silva, também mencionou a importância de descansar após um ano de muita luta e reconstrução durante uma celebração de Natal de catadores, catadoras e população em situação de rua, afirmando que eles estão muito cansados e que irão aproveitar para descansar antes de retornar à reconstrução do país a partir de 8 de janeiro.
Assim, com a escolha pela base naval da Restinga da Marambaia, Lula busca um período de descanso e recarga de energias para retornar às atividades no próximo ano.