Presidente Lula critica guerra na Faixa de Gaza
Por: [Nome do Jornalista]
Publicado em: [Data]
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar duramente nesta segunda-feira a guerra na Faixa de Gaza, afirmando que “não é humanamente possível” aceitar essa situação. Durante um almoço com um grupo de repatriados que chegaram sábado de Gaza, o presidente expressou sua indignação com o atual conflito na região.
“Quero dizer para vocês que não é possível aceitar o que está acontecendo. Não é possível tanta morte de mulheres, de tantas crianças, a destruição de todo patrimônio que foi construído pelo povo palestino”, afirmou Lula.
Os bombardeios israelenses em Gaza desde outubro causaram a morte de quase 20.700 pessoas e deixaram feridas mais de 54 mil, segundo informações do Ministério da Saúde de Gaza nesta segunda-feira. O presidente classificou a situação como insustentável e fez um apelo para que a comunidade internacional intervenha para cessar o conflito.
Essa não é a primeira vez que o ex-presidente brasileiro se manifesta sobre o tema. Lula tem sido um crítico fervoroso das ações israelenses na região, e seu posicionamento vem recebendo apoio de diversas entidades e líderes políticos ao redor do mundo.
O Brasil, por meio de seu Ministério das Relações Exteriores, tem manifestado sua preocupação com a situação em Gaza e tem pressionado por uma solução pacífica e duradoura para o conflito. O presidente Lula reiterou a importância de uma resposta efetiva da comunidade internacional para evitar mais mortes e sofrimento na região.