Notícia de última hora! “Hoje ao meio-dia, três caças Su-34 russos foram abatidos na zona operacional sul”, anunciou o comandante da Força Aérea Ucraniana, Mykola Oleshchuk, no Telegram.
De acordo com informações recentes, há meses os caças russos têm se aproximado da linha da frente e da retaguarda, bombardeando as forças ucranianas ao longo de 40 km. Kiev afirma que não conseguiu avançar em sua contraofensiva por falta de superioridade aérea e aeronaves em número suficiente para isso.
Os três caças russos Sukhoi SU-34, que estão entre os mais modernos da frota do Kremlin, realizavam este tipo de operação quando foram abatidos pelas defesas antiaéreas ucranianas. Os três aviões operavam para bombardear o acesso à ponte de Krynky que os ucranianos conseguiram estabelecer a leste do Dnipro.
Baterias Patriot
Até o momento, os militares russos não mencionaram o incidente, mas blogueiros e comentaristas militares russos reconheceram a perda de aeronaves e tripulações. Segundo autoridades de Kiev, a interceptação foi realizada por uma bateria de defesa aérea Patriot atribuída à brigada de defesa aérea de Odessa.
Para Denys Kolesnyk, consultor especialista dos países da Europa Central e Oriental, “isso é muito representativo para os ucranianos porque podemos dizer que é a maior perda de aviões russos desde, se não me engano, abril ou maio”.