O Manchester City desperdiçou uma vantagem de dois gols em casa contra o Crystal Palace, que empatou de pênalti nos acréscimos, neste sábado (16), logo antes do campeão inglês e europeu disputar o Mundial de Clubes. O jogo, válido pela 17ª rodada da Premier League, terminou 2 a 2.
O deslocamento à Arábia Saudita, onde o City enfrentará, na terça-feira (19), o Urawa Red Diamonds, do Japão, na semifinal do torneio, terá um sabor agridoce após mais um tropeço da equipe de Pep Guardiola, que está em quarto lugar no campeonato inglês.
A partida deste sábado parecia ganha e foi dominada esmagadoramente pelo City, que teve quase 75% de posse de bola.
O francês Jean-Philippe Mateta permitiu a reação do Palace ao marcar primeiro aos 31 minutos do segundo tempo e, depois, obtendo um pênalti, que foi convertido por seu companheiro Michael Olise aos 50 minutos.
Antes disso, o City havia marcado com Jack Grealish, aos 24 minutos do primeiro tempo, e Rico Lewis, aos nove minutos da segunda etapa.
O Manchester City continua em quarto lugar, um ponto atrás do Aston Villa, que tem 35, e dois atrás do Arsenal, que ocupa o segundo lugar. Ambos se enfrentarão neste domingo (17), pela 17ª rodada.
O líder Liverpool também jogará no domingo, recebendo o Manchester United —em sétimo lugar— em Anfield. Em caso de vitória, a equipe de Jürgen Klopp, chegaria a 40 pontos e ampliaria para seis pontos a vantagem em relação ao City.
Susto em Bournemouth
Além dos resultados, a outra notícia do dia no futebol inglês foi o incidente ocorrido no jogo entre Bournemouth e Luton, que levou à interrupção definitiva da partida enquanto o placar marcava 1 a 1.
O capitão do Luton, Tom Lockyer, desmaiou aos 15 minutos do segundo tempo, lembrando uma cena semelhante vivida pelo time na final do playoff de acesso à Premier League no final da temporada passada.
Os jogadores voltaram ao vestiário enquanto o defensor de 29 anos era atendido pelos serviços médicos. A partida foi interrompida definitivamente.
Na sequência, a imprensa britânica informou que o galês estava consciente.
Lockyer havia desmaiado em maio em Wembley em um confronto entre Luton e Coventry. Depois disso, ele passou por uma intervenção cardíaca.
Chelsea reage e vence Sheffield
Nos outros jogos de sábado, destaca-se a reação do Chelsea após duas derrotas consecutivas. A equipe de Mauricio Pochettino venceu o lanterna Sheffield United por 2 a 0, o que levou os londrinos à décima posição.
A vitória do Chelsea veio com gols de Cole Palmer, aos nove minutos do segundo tempo, e Nicolas Jackson, aos 16 minutos, contra uma equipe que tem apenas oito pontos nesta temporada.
O Chelsea vinha de duas derrotas; para o Manchester United, por 2 a 1, e para o Everton, por 2 a 0.
O atacante francês Christopher Nkunku, que lesionou o joelho durante a pré-temporada, esteve pela primeira vez no banco de reservas, mas não entrou em campo.
O Newcastle, na sexta posição, recuperou o sorriso após sua eliminação na Champions League nesta semana e venceu o Fulham por 3 a 0, com gols de Lewis Miley, Miguel Almirón e Dan Burn, todos na segunda etapa.
O Fulham jogou a maior parte da partida com um jogador a menos devido à expulsão de Raúl Jiménez aos 22 minutos.