A instalação do novo escritório no Brasil é resultado de negociações entre o governo federal e a OMT, que culminaram na assinatura de um acordo em 19 de outubro, durante a 25ª Assembleia Geral do órgão, realizada em Samarcanda, no Uzbequistão. O evento de inauguração contou com a presença do secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e do ministro do Turismo, Celso Sabino.
Durante o evento, Sabino ressaltou que o Brasil recebe em média 6 milhões de turistas por ano, um número considerado baixo se comparado a outros países e ao potencial turístico do Brasil. Ele enfatizou que as expectativas do governo são de alcançar a marca de 106 milhões de brasileiros viajando pelo país até 2023, além de atrair mais de 6 milhões de turistas estrangeiros, com gastos estimados em 30 bilhões de reais.
O ministro também destacou a importância de enfrentar desafios como a segurança pública para fortalecer o turismo no país. Ele ressaltou que o governo reconhece a importância de investimentos nessa área e está empenhado em combater a violência por meio da distribuição adequada de renda, citando programas como o Bolsa Família como exemplos.
Já o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, salientou que os investimentos diretos no setor de turismo podem contribuir para a melhoria de questões importantes para o país, como a segurança, o transporte e a informação qualificada em língua estrangeira. Ele destacou a necessidade de atrair mais turistas para auxiliar na superação desses problemas.
Além disso, a Embratur conta com um portal de inteligência de dados que fornece informações detalhadas sobre os turistas que visitam o Brasil. O objetivo é utilizar essas informações para melhorar o planejamento e investir em projetos que tornem o país mais atrativo para os visitantes.
Freixo também mencionou o projeto das rotas literárias, que identificará locais associados a artistas e personagens da literatura e da música no Rio de Janeiro, com o intuito de promover o turismo cultural na região.
Portanto, a inauguração do escritório regional da OMT no Rio de Janeiro representa um marco importante para o turismo no país, sinalizando um compromisso do governo em fortalecer o setor e superar desafios para impulsionar o desenvolvimento econômico e social por meio do turismo.