Na última sessão do Plenário do Senado, foi aprovado o requerimento (RQS 976/2023) apresentado pelo senador Flávio Arns (PSB-PR) para a realização de uma sessão especial em homenagem aos 80 anos da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen).
A Confenen, fundada em 1944, tem como objetivo atuar na defesa da liberdade de ensinar, aprender, cátedra, respeito às crenças e pluralismo educacional, enxergando a existência do ensino privado ao lado do público como fundamental para a promoção do direito fundamental à educação no país.
Representando 45 mil instituições de ensino privado em todos os níveis educacionais, a Confenen será homenageada em uma sessão que ocorrerá no próximo ano, em uma data a ser agendada.
Para o senador Flávio Arns, a sessão especial vai servir como um momento de reflexão sobre a importância da liberdade de aprender e ensinar, assim como o papel do professor e da professora na formação da sociedade e da democracia.
Em suas palavras, ele expressou a expectativa de que a experiência de 80 anos da Confenen contribua para a melhoria da qualidade do ensino no Brasil, buscando escolas mais inclusivas que respeitem as diferenças e a liberdade de escolha das famílias, promovendo a equidade e a paz em todos os níveis de ensino, desde a creche até a pós-graduação.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)