A premiação será dividida em duas cerimônias. No primeiro dia, a partir das 19h (horário de Brasília), serão entregues troféus para os atletas vencedores em modalidades como atletismo, badminton, basquete em CR, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em CR, esportes de inverno, futebol de cegos, futebol de PC, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, remo, rúgbi em CR, taekwondo, tênis de mesa, tênis em CR, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo e vôlei sentado.
No segundo dia, serão anunciados os vencedores de outras dez categorias do prêmio: Aldo Miccolis, Personalidade Paralímpica, Prêmio Caixa, Memória Paralímpica, Melhor Técnico Individual, Melhor Técnico Coletivo, Prêmio Braskem, Atleta Revelação, Melhor Atleta Masculino e Melhor Atleta Feminino.
A votação é uma oportunidade para que o público possa reconhecer o esforço e o talento dos atletas paralímpicos brasileiros, que têm se destacado em diversas modalidades esportivas. A cerimônia de premiação, que acontecerá em São Paulo, é o momento de celebrar as conquistas e o impacto positivo do esporte paralímpico no país.
Essa votação é uma forma de envolver a população e dar visibilidade aos atletas, além de promover a inclusão e a valorização do esporte adaptado. O Prêmio Paralímpicos é uma iniciativa importante para reconhecer e homenagear os talentos do movimento paralímpico brasileiro, que superam desafios e inspiram a todos com suas performances e histórias de superação.