Brasil mantém desempenho estável em matemática, leitura e ciências, porém abaixo da média da OCDE, segundo estudo do Pisa 2022

Os resultados do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) foram divulgados nesta terça-feira (5) e mostram que o país se manteve estável em suas pontuações em matemática, leitura e ciências. No entanto, a avaliação revelou que menos de 50% dos alunos alcançaram o nível mínimo de aprendizado em matemática e ciências.

Em relação aos números, o Brasil alcançou 379 pontos em matemática, 410 em leitura e 403 em ciências. Comparado com os resultados de 2018, o desempenho permaneceu praticamente inalterado, com 384 pontos em matemática, 413 em leitura e 404 em ciências.

A aplicação do Pisa ocorre a cada três anos e avalia o conhecimento dos estudantes de 15 anos em 81 países, totalizando 690 mil alunos. No Brasil, 10.798 estudantes de 599 escolas participaram da avaliação, que focou em matemática na edição de 2022.

Um ponto destacado no relatório foi que o Brasil continua abaixo da média dos países da OCDE nas três disciplinas, mostrando uma diferença de 20 pontos equivalente a um ano escolar. Em relação ao ranking, o Brasil ficou em 64º lugar em matemática, 53º em leitura e 61º em ciências.

Especificamente em matemática, apenas 27% dos alunos brasileiros alcançaram o nível mínimo de proficiência, enquanto a média da OCDE para a disciplina é de 69%. A situação é ainda mais preocupante nos níveis mais altos de aprendizado, com apenas 1% dos alunos brasileiros chegando aos patamares 5 e 6, em comparação com a média da OCDE de 9%.

No que diz respeito à leitura, metade dos estudantes no Brasil alcançaram o nível 2 ou mais, abaixo da média da OCDE que é de 74%. Em ciências, cerca de 45% dos alunos atingiram o nível 2, contra 76% da média da OCDE.

O relatório também apontou que a pandemia de covid-19 pode ter impactado os resultados, mas destacou que as questões de longo prazo nos sistemas educativos também são culpadas pela queda no desempenho. O relatório não identificou diferenças claras nas notas em razão do fechamento das escolas.

Por fim, o estudo revelou que a liderança em matemática, leitura e ciências coube a Singapura, que obteve 575, 543 e 561 pontos, respectivamente. Em relação ao desempenho global, apenas quatro locais apresentaram melhorias em todas as disciplinas entre 2018 e 2022: Brunei Darussalam, Camboja, República Dominicana e Taipé chinês.

Sair da versão mobile