Escritor cearense Stênio Gardel vence o National Book Award com romance traduzido para o inglês, prepara novos lançamentos para o próximo ano




Artigo sobre a literatura de Stênio Gardel

Companhia das Letras investe na literatura de Stênio Gardel em 2023

No próximo ano, a Companhia das Letras vai investir na literatura do escritor cearense Stênio Gardel. A decisão não é à toa, já que o autor acaba de vencer um prêmio até então inédito para um brasileiro. Ele recebeu o National Book Award ao lado de sua tradutora Bruna Dantas Lobato, por sua obra “A Palavra que Resta”. A versão em inglês do romance ganhou a categoria de literatura traduzida da prestigiosa distinção americana.

Gardel já está trabalhando em seu segundo livro, que contará a história de três gerações de mulheres que sobrevivem num lixão. Além disso, outro lançamento mais avançado será uma obra ilustrada feita em parceria com o artista plástico Nelson Cruz. O livro, intitulado “Bento Vento Tempo”, é escrito em formato de cordel e contará o passeio de bicicleta de um garoto com seu avô Cacá por uma feira na cidade.

Outros lançamentos literários

Socorro Acioli, autora do Ceará, também está prestes a publicar um inédito pela Planeta. Será um livro de memórias que narra sua transformação através da escrita. Além disso, a versão canadense de “Solitária”, romance de Eliana Alves Cruz, será a primeira tradução estrangeira do selo Alchemy, do grupo editorial Knopf.

A editora Dublinense aposta em romances cujos direitos arrematou com suor e lágrimas: a “Trilogia dos Gêmeos”, considerada a obra-prima da húngara Ágota Kristóf. E a Carambaia vai lançar seu centésimo livro, mil exemplares numerados de “Noite da Taverna”, de Álvares de Azevedo, pioneiro na literatura de terror.

Tudo a ler

Receba no seu email uma seleção com lançamentos, clássicos e curiosidades literárias

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.


Sair da versão mobile