Receita Federal paga R$ 762,9 milhões a 358 mil contribuintes que acertaram contas com a malha fina do Imposto de Renda

Nesta quinta-feira (30), a Receita Federal fará o pagamento de mais um lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física, totalizando a quantia de R$ 762,9 milhões destinados a cerca de 358 mil contribuintes que haviam caído na malha fina e regularizaram sua situação com o Fisco.

Os valores serão depositados nas contas informadas na declaração do Imposto de Renda, contemplando um total de 358.737 contribuintes que declararam em anos anteriores. Dentro desse grupo, 5.774 têm mais de 80 anos, 58.060 têm entre 60 e 79 anos, 6.654 possuem alguma deficiência física, mental ou doença grave, e 14.863 têm o magistério como principal fonte de renda.

Além disso, 129.019 contribuintes sem prioridade legal também serão atendidos neste lote, por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição por meio de Pix. Por fim, 144.367 contribuintes não prioritários também serão contemplados com a restituição.

A consulta para verificar a disponibilidade da restituição foi liberada no último dia 22, através da página da Receita Federal na internet. Os contribuintes podem acessar a consulta através do botão “Consultar a Restituição” no portal “Meu Imposto de Renda”, além de poderem fazer a consulta pelo aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

Aqueles que não tiverem sido contemplados nesta leva de restituições deverão acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar o extrato da declaração. Caso identifiquem alguma pendência, poderão enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.

Em casos onde a restituição não for depositada na conta informada na declaração, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesses casos, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco.

Por fim, aqueles que não resgatarem a restituição após um ano deverão requerer o valor no Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”. É importante que os contribuintes estejam atentos para garantir o recebimento dos valores a que têm direito.

Sair da versão mobile