No dia 27 de novembro, completam-se 10 anos da morte do ex-jogador Nilton Santos, considerado o melhor lateral-esquerdo de todos os tempos e bicampeão mundial pela Seleção Brasileira. Sua história também foi contada em uma edição do Repórter Brasil em 2015.
Em 29 de novembro, o ator paulista Francisco Cuoco, um dos maiores da história da televisão brasileira, completa 90 anos. No dia seguinte, 30 de novembro, marca os 200 anos da morte do físico austríaco Christian Doppler, famoso por descobrir o efeito Doppler.
Fechando a semana comemorativa no quesito “figuras marcantes”, em 2 de dezembro celebramos o centenário de nascimento da cantora lírica estadunidense Maria Callas. Os 100 anos de Maria Callas têm sido comemorados em especiais da Rádio MEC ao longo do ano.
Além das comemorações de aniversários e mortes de figuras notáveis, a semana também marca datas importantes, como o Dia Internacional de Solidariedade para com o Povo Palestino em 29 de novembro e o Dia Mundial de Combate à Aids em 2 de dezembro.
No mesmo dia, 2 de dezembro, celebramos o Dia Internacional da Abolição da Escravatura e o Dia Nacional do Samba, gênero musical genuinamente brasileiro. Também celebramos os 16 anos da primeira transmissão da TV Brasil, criada junto com a EBC, que estreou ao meio-dia de um domingo.
Essas datas nos lembram da importância de preservar a memória de figuras que marcaram a história e reforçam a importância de lutar por causas humanitárias e sociais.