Segurança da Zara no Barra Shopping se torna réu por crime de racismo, acusado de discriminação contra jogador do Volta Redonda.




Segurança da Zara vira réu por racismo

Segurança da Zara do Barra Shopping no Rio de Janeiro se torna réu por racismo

O então réu Henrique Durães Bernardes foi acusado de seguir e impedir o jogador do Volta Redonda Guilherme Ribeiro Quintino Machado, de 20 anos, de sair do local. O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) solicitou a suspensão do funcionamento da unidade da Zara por três meses.

A denúncia de Alexandre Themístocles reforçou que “a ação discriminatória foi motivada unicamente pela infundada suspeita decorrente da cor da pele do consumidor”.

O ocorrido aconteceu no dia 18 de junho e foi registrado na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi).

“Ao se voltar contra pessoa de raça negra, sem qualquer justificativa plausível, dando-lhe tratamento constrangedor e humilhante, e que certamente não se dispensaria a outras pessoas, o denunciado impôs ao consumidor negro restrições de locomoção e exigências desarrazoadas, com potencial de causar-lhe odiosa inferiorização e perversa estigmatização”, narra a denúncia do MP.

Segundo Guilherme, foi abordado de “forma totalmente ríspida, estava saindo de mãos vazias. Me senti constrangido e acuado naquela situação”.

A situação chamou a atenção do público e gerou indignação nas redes sociais, com muitos usuários pedindo por justiça e repudiando atitudes racistas. A Zara também se pronunciou, repudiando qualquer forma de discriminação e afirmando que tomou as devidas providências em relação ao caso.

O caso está sendo acompanhado de perto pela justiça e pela opinião pública, que espera por uma punição justa e condizente com o crime cometido. A discussão sobre racismo e discriminação racial tem ganhado destaque no Brasil e no mundo, e casos como esse servem para reforçar a importância do combate a essas práticas, seja no ambiente de trabalho, nas instituições públicas ou na sociedade de modo geral.


Sair da versão mobile