Em meio a frases motivacionais e estereótipos cor-de-rosa, é importante ressaltar que a esmagadora maioria das mulheres empreende por necessidade, seja ela financeira ou emocional.
Uma pesquisa recente realizada pelo LAB (Laboratório de Gênero e Empreendedorismo) do Instituto RME em 2023 revelou que 55% das mulheres empreendedoras iniciaram seu próprio negócio por necessidade. Esse dado se destaca especialmente entre as mulheres negras e de menor renda. Quando se é mulher, as decisões e sacrifícios nunca são apenas individuais.
Fatores como etarismo, maternidade e falta de oportunidades impulsionam mulheres a se aventurarem no empreendedorismo. Para mulheres negras e de baixa renda, muitas vezes a motivação é simplesmente colocar comida na mesa. No entanto, a maioria desses negócios não são formalizados, e muitas empreendedoras enfrentam dificuldades no acesso a ferramentas essenciais para iniciar, manter e expandir seus negócios.
A informalidade dessas mulheres resulta em dificuldades para obter crédito, levando muitas delas a encerrar suas fontes de renda. Esta situação impacta não só suas vidas, mas também suas famílias, em particular nas regiões norte e nordeste do Brasil.
Apesar de movimentarem milhões na economia, empreendedoras continuam enfrentando inúmeras dificuldades para fazer seus negócios prosperarem. Como empreendedora há 13 anos, acredito na colaboração e na capacidade de mudar o mundo por meio da educação e da geração de renda.
Além disso, antes de me dedicar às mulheres empreendedoras, estive do outro lado. Aprendi lições valiosas durante esses anos, como: não precisar dar conta de tudo, contar com uma rede de apoio, planejar a rotina e usar as redes sociais a meu favor.
Embora essas dicas não mudem a realidade desigual que as mulheres empreendedoras enfrentam, meu intuito é fornecer suporte e encorajamento. Futuramente, abordarei como o apoio institucional e as políticas públicas podem trabalhar em prol das empreendedoras, impulsionando a economia do país.
Em meio a todas as adversidades, as empreendedoras celebram o Brasil, disseminando sua cultura por meio de negócios como culinária, artesanato, moda, entre outros. Surpreendentemente, em uma pesquisa recente, “confiante” e “otimista” foram as palavras escolhidas por empreendedoras para representar seus negócios no futuro.
Como sempre afirmo: investir em mulheres é o caminho.
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