17/11/2023 – 11:41
Rovena Rosa/Agência Brasil
Poste de energia elétrica com cabos desconectados durante blecaute em São Paulo
Uma audiência conjunta das comissões de Minas e Energia e de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados está marcada para discutir a interrupção da distribuição de energia elétrica no estado de São Paulo. O evento está agendado para quarta-feira, dia 22, no plenário 14, a partir das 9 horas. Foram convidados gestores federais e estaduais para prestar esclarecimentos sobre o blecaute que afetou milhões de pessoas no início do mês.
O blecaute afetou mais de 2 milhões de pessoas após uma forte tempestade atingir São Paulo. A normalização da situação em alguns locais demorou quase uma semana. O incidente também impactou dezenas de estudantes que prestavam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) naquele fim de semana.
O governo federal cobrou providências da concessionária Enel, que atua na capital paulista e em 23 municípios da região metropolitana. Em resposta, os deputados proponentes da audiência expressaram suas preocupações.
Ivan Valente, do Psol-SP, rejeitou a explicação de que o apagão foi causado por fenômenos naturais: “O monitoramento de órgãos de meteorologia permite ao governo acionar equipes para restabelecer os serviços essenciais de forma célere.” Arnaldo Jardim, do Cidadania-SP, também criticou a demora no restabelecimento dos serviços, colocando em questão a adequação do quadro de funcionários da empresa responsável. Segundo Jardim, a redução em 35% no quadro de pessoal pode ter contribuído para a situação.
Essas e outras questões serão abordadas na audiência da Câmara, onde os gestores terão a oportunidade de prestar esclarecimentos e apresentar planos para a prevenção de futuros incidentes.
Da Redação – ND