Escritor Silviano Santiago recebe o Prêmio Camões, consagrando-o como autor mais importante da língua portuguesa em 2022



Silviano Santiago é premiado com o Prêmio Camões

O renomado escritor brasileiro Silviano Santiago recebeu na última terça-feira (14) o prestigioso Prêmio Camões, considerado o prêmio mais importante da língua portuguesa. A cerimônia de entrega aconteceu no Auditório Machado de Assis, na sede da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, e contou com a presença ilustre da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e do embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos.

O evento foi marcado por discursos emocionados e pela celebração da trajetória de sucesso de Silviano Santiago. O escritor, emocionado, declarou: “Você tem o seu trabalho [reconhecido], no meu caso um trabalho de uma vida inteira. Estou com 87 anos, então é um trabalho feito em geografia variada. Foi feito aqui no Brasil, na França, nos Estados Unidos, na Alemanha”.

Este é um momento de enorme alegria para Santiago, que se consagra como o terceiro vencedor do Prêmio Camões a receber a honraria em 2022. O autor já havia sido agraciado com diversos Prêmios Jabuti, incluindo o de livro do ano por “Machado”, uma ficcionalização sobre os últimos anos de Machado de Assis.

Vale ressaltar que em 2019, o vencedor do Prêmio Camões foi Chico Buarque, porém, devido à pandemia de Covid-19 e à recusa do então presidente Jair Bolsonaro em assinar a documentação, a entrega do prêmio acabou não se concretizando naquele ano.


Sair da versão mobile