Onda de calor atinge o Rio de Janeiro com sensação térmica de 52,7°C e previsão de temperatura máxima de 41°C nos próximos dias

A onda de calor que atingiu o Rio de Janeiro nesta manhã tem causado altas temperaturas e sensação térmica recorde na cidade. Segundo o Alerta Rio, serviço de meteorologia da Prefeitura, a sensação térmica chegou a 52,7 graus Celsius (°C) às 8h da manhã em Guaratiba, na zona oeste da cidade. Este número representa a maior sensação de calor já registrada na cidade até as 8h30 desta segunda-feira (13). Além disso, a temperatura mais alta no começo da manhã também foi registrada em Guaratiba, chegando a 36,4°C às 8h30.

A previsão para o restante do dia indica que as altas temperaturas devem persistir, com céu claro a parcialmente nublado e sem previsão de chuva. Os ventos estarão fracos a moderados e as temperaturas permanecerão estáveis, com mínima de 22°C e máxima de 41°C. Este padrão de calor intenso tem sido uma constante nos últimos dias, com domingo (12) registrando a maior temperatura do ano, atingindo 42,5°C às 13h50.

Para os próximos dias, as previsões indicam que as temperaturas devem continuar elevadas, com máximas variando entre 35°C e 41°C e mínimas entre 20°C e 23°C. Além disso, a umidade relativa do ar também deve se manter baixa, com valores entre 21% e 30% no período da tarde de terça e quinta-feira.

A população do Rio de Janeiro tem sido orientada a se manter hidratada e evitar exposição ao sol nos horários de temperatura mais intensa, especialmente por volta do meio-dia. Além disso, o Alerta Rio também alerta sobre a possibilidade de pancadas rápidas de chuva moderada nos períodos da tarde e noite de quarta e quinta-feira, devido a áreas de instabilidade em médios níveis da atmosfera.

No entanto, para a sexta-feira, a previsão é de um ligeiro declínio nas temperaturas, com aumento da nebulosidade devido aos ventos úmidos do oceano, mas sem previsão de chuva. Assim, embora as altas temperaturas representem um desafio para a população, especialmente em tempos de pandemia, as autoridades seguem monitorando a situação e fornecendo orientações para lidar com a onda de calor que atinge o Rio de Janeiro.

Sair da versão mobile