O objetivo do Ministério das Mulheres é financiar obras e equipamentos para lavanderias públicas, nas quais serão promovidas atividades formativas nas temáticas de economia feminista e divisão sexual do trabalho, com a mobilização de mulheres e homens. A secretaria nacional de Autonomia Econômica do Ministério das Mulheres, Rosane da Silva, enfatiza que a intenção das atividades formativas é provocar reflexão sobre a divisão do trabalho entre homens e mulheres.
A proposta é estimular a reflexão sobre a possibilidade de compartilhar as tarefas domésticas, de forma que todos na família possam participar das atividades, possibilitando que todos tenham tempo livre para fazer o que desejam. A ideia é diminuir o trabalho doméstico, geralmente realizado pelas mulheres.
Nesta primeira edição, o Ministério das Mulheres planeja atender até seis entes federativos, com repasses que variam de R$ 450 mil a R$ 650 mil. As cidades e estados interessados em receber os recursos das lavanderias públicas devem possuir em sua estrutura administrativa um “Organismo de Política para Mulheres” e um conselho estadual, municipal ou distrital da Mulher em funcionamento regular.
Além disso, o Ministério das Mulheres também publicou um edital para apoiar projetos de organizações da sociedade civil para a formação de mulheres sobre autonomia econômica e cuidado. As propostas para esse edital devem ser apresentadas até o dia 24 de novembro.
A iniciativa das lavanderias públicas representa um novo passo do governo na busca pela igualdade de gênero e pela promoção da autonomia econômica das mulheres. Com o incentivo à reflexão e à divisão igualitária das tarefas domésticas, o projeto piloto busca contribuir para a transformação social e para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa para todos.