Inep divulgará gabarito do Enem até 24 de novembro e resultados finais sairão em janeiro de 2024

Os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 ontem, dia 5 de novembro, terão que esperar um pouco mais para ter acesso aos gabaritos oficiais das provas. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os gabaritos das provas objetivas serão divulgados até o dia 24 de novembro. O número de candidatos que participaram do exame foi cerca de 2,8 milhões, com realização das provas no próximo final de semana, dia 12.

Os resultados oficiais das provas, assim como os gabaritos, poderão ser acessados pelo site oficial do Inep. Já o resultado final do Enem 2023 será divulgado no dia 16 de janeiro de 2024, conforme o edital do exame, na Página do Participante.

Ontem, os estudantes realizaram as provas de linguagens, ciências humanas e a redação, enquanto no próximo domingo, dia 12, farão as provas objetivas de ciências da natureza e matemática.

As notas obtidas no Enem podem ser utilizadas para concorrer a vagas no ensino superior público, pelo Sisu, bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior, pelo ProUni, e financiamentos do Fies. Além disso, o Enem também pode ser utilizado para estudos no exterior.

As provas, após realizadas, passam pelo processo de correção, que é acompanhado por câmeras de segurança em tempo integral. As respostas que forem marcadas no Cartão-Resposta, sem emendas ou rasuras, com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, serão corrigidas pelo método de correção chamado teoria de resposta ao item (TRI). Esse método considera não apenas o número de questões corretas, mas também a coerência das respostas do participante.

A prova de redação, a única que possui valor máximo de 1 mil pontos, é corrigida por pessoas especializadas, passando por dois corretores, e, em caso de diferença de notas, por um terceiro corretor e uma banca composta por três professores. As notas da redação só serão conhecidas em janeiro, na divulgação dos resultados individuais.

Portanto, o gabarito não determina a nota, já que, dependendo das características dos itens selecionados, não há um limite padrão entre as áreas de conhecimento. Tudo isso mostra a importância e a complexidade do Enem, que é fundamental para milhões de estudantes em todo o país em busca do ingresso no ensino superior e também na realização de seus sonhos acadêmicos e profissionais.

Sair da versão mobile