Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que obriga estabelecimentos a terem cartazes ilustrando manobras de desengasgo

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (6) um projeto de lei que obriga estabelecimentos comerciais de alimentos, com mais de dez funcionários, a exibirem cartazes ilustrando manobras de desengasgo em um local visível. A proposta agora seguirá para o Senado.

O texto aprovado é um substitutivo da deputada Detinha (PL-MA) para o Projeto de Lei 1435/23, do deputado Capitão Alden (PL-BA). Além de exigir os cartazes, a proposta também institui a Campanha Nacional Permanente “Recrutando Anjos”, que tem como objetivo promover atividades de conscientização, educação, prevenção e treinamento em primeiros socorros para casos de obstrução das vias aéreas.

Segundo o autor do projeto, as orientações presentes nos cartazes e a campanha em si podem salvar vidas no Brasil, visto que cerca de 3 mil crianças morrem anualmente no país devido a engasgamento.

A técnica mais utilizada para desobstruir as vias respiratórias é conhecida como manobra de Heimlich, que consiste em uma rápida tração abdominal na pessoa engasgada.

A campanha “Recrutando Anjos”, coordenada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), terá diversas ações, incluindo campanhas educativas e de conscientização na mídia sobre métodos e técnicas de desobstrução das vias respiratórias. Além disso, serão divulgadas informações e materiais educativos nas escolas e estabelecimentos de saúde.

Profissionais das áreas de ensino, saúde e educação física também deverão passar por treinamentos para aprender a aplicar a manobra de Heimlich.

Outra medida prevista pelo projeto é a necessidade de os estabelecimentos de saúde que realizam pré-natal ou assistência ao parto promoverem ações educativas direcionadas às gestantes e seus acompanhantes para evitar acidentes na primeira infância.

As novas regras entrarão em vigor 180 dias após a sua publicação oficial.

(Fonte: Câmara dos Deputados)

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

Sair da versão mobile