Temporada de cruzeiros 2023/2024 terá duração de 195 dias e expectativa de mais de 877 mil leitos, segundo Clia Brasil

A temporada de cruzeiros 2023/2024 promete ser ainda maior e mais lucrativa do que sua antecessora. De acordo com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), que divulgou recentemente os dados, a temporada terá 195 dias de duração, quase sete meses de navegação, e a expectativa é de ofertar mais de 877 mil leitos.

Além disso, o setor de cruzeiros espera gerar mais de 80 mil empregos no país e ter um impacto econômico de mais de R$ 5 bilhões. O turismo de cruzeiros movimenta diversos setores, como o comércio varejista, que se beneficia com as despesas dos cruzeiristas durante suas escalas e também antes e após a viagem.

Nessa temporada, serão nove navios que partirão de diferentes portos brasileiros, como Itajaí (SC), Maceió, Rio de Janeiro, Salvador e Santos (SP). O grande destaque é a inclusão do Porto de Paranaguá (PR) como ponto de partida. Esses navios percorrerão 212 roteiros, com 763 escalas, em 19 destinos diferentes.

Entre os destinos mais procurados pelos cruzeiristas estão Angra dos Reis, Balneário Camboriú, Búzios, Cabo Frio, Fortaleza, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus e Porto Belo. Além disso, Buenos Aires, Montevidéu e Punta del Este também fazem parte do itinerário, assim como os portos de embarque e desembarque. Há ainda a possibilidade de escalas-teste em Penha e São Francisco do Sul, e a expectativa de incluir outras cidades, como Vitória, em roteiros futuros.

A temporada 2023/2024 também marca o retorno do Brasil como rota de importantes companhias marítimas internacionais. Serão 35 navios de longo curso fazendo paradas em 45 destinos ao longo de 15 estados brasileiros, como Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Rio Grande do Sul.

Segundo o presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz, a temporada passada já havia batido recordes, sendo a maior dos últimos dez anos, com 802 mil cruzeiristas. No entanto, a expectativa é que a temporada 2023/2024 supere esses números e alcance um público ainda maior.

Nesse sentido, o crescimento do turismo de cruzeiros no Brasil é visto como um sinal positivo para a indústria, que tem conseguido se manter em um caminho ascendente nos últimos anos. Com essa perspectiva otimista, as expectativas são de que a temporada de cruzeiros 2023/2024 seja um grande sucesso, impulsionando a economia nacional e gerando mais empregos no setor.

Sair da versão mobile