Plataforma usada pelo Desenrola para leilões de descontos poderá ser usada para renegociar dívidas de produtores rurais

Foi divulgado nesta segunda-feira (23) que a plataforma desenvolvida pelo Ministério da Fazenda e pela B3, bolsa de valores brasileira, utilizada para leiloar descontos no programa Desenrola, poderá ser empregada para renegociar dívidas de pequenos produtores rurais. O anúncio foi feito pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, após uma reunião com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.

Haddad enfatizou que essa plataforma é um recurso que poderá ser utilizado para outras renegociações, e colocou à disposição do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) a mesma plataforma construída para o programa Desenrola. Essa proposta foi feita a pedido de Teixeira, que buscava um programa de renegociação de dívidas para agricultores familiares. No entanto, o ministro da Fazenda informou que, neste momento, a plataforma não poderá ser usada devido à terceira fase do Desenrola, que prevê descontos para dívidas de até R$ 5 mil para pessoas que ganham até dois salários mínimos. Porém, Haddad se comprometeu em ampliar essa ferramenta tecnológica para os pequenos produtores rurais no futuro.

A terceira fase do programa Desenrola está em vigor desde o início deste mês e oferece descontos médios de 83% para dívidas de nove setores econômicos, como serviços financeiros, varejo, energia e educação. Essa fase possibilita que o consumidor renegocie suas dívidas com facilidade e obtenha um desconto considerável, variando conforme a atividade econômica.

Para acessar a plataforma, que está disponível no site www.desenrola.gov.br, o consumidor precisa ter um cadastro no Portal gov.br, com uma conta nível prata ou ouro e todas as informações cadastrais atualizadas. Após o acesso, o devedor poderá escolher uma instituição financeira ou empresa participante do programa para realizar a renegociação. As dívidas são listadas em ordem decrescente de desconto, e o consumidor pode escolher o número de parcelas e efetuar o pagamento.

A plataforma desenvolvida pelo Ministério da Fazenda e pela B3 tem se mostrado uma ferramenta eficaz para auxiliar pessoas com dívidas a regularizarem a sua situação financeira. Com o sucesso alcançado pelo programa Desenrola, a ideia de estender essa plataforma para os pequenos produtores rurais é uma iniciativa louvável, que certamente contribuirá para o desenvolvimento e bem-estar dessa importante parcela da sociedade.

Sair da versão mobile