Ferrovia Norte-Sul é finalmente concluída após quase 40 anos e realiza sua primeira viagem até Anápolis, impulsionando o desenvolvimento ferroviário do país

A ferrovia Norte-Sul, um dos mais importantes e simbólicos projetos ferroviários do Brasil nas últimas décadas, finalmente foi concluída no final do primeiro semestre após quase quatro décadas de construção. No mês de setembro, a ferrovia realizou sua primeira viagem de contêineres, sendo também a primeira viagem até Anápolis (GO).

Considerada fundamental para o desenvolvimento ferroviário do país, a Norte-Sul percorre quatro das cinco regiões brasileiras, sendo elas: Centro-Oeste, Norte, Sudeste e Nordeste. Essa ferrovia permite a ligação entre os portos de Itaqui (MA) e Santos, por meio de trilhos operados por três concessionárias.

O primeiro trem da ferrovia com destino a Anápolis (GO) chegou na última semana de setembro, após uma viagem de 1.511 km a partir de Cubatão, no litoral paulista. A viagem durou três dias e transportou 58 vagões da Brado puxados por locomotivas da Rumo. A carga consistia em insumos industriais e defensivos agrícolas provenientes da China, Estados Unidos e Europa. Além disso, foram transportados 112 contêineres de 40 pés, sendo 32 carregados e 80 vazios, destinados a clientes de exportação no sentido Anápolis-Santos.

A Rumo foi a vencedora de um leilão em 2019, superando a VLI, que era outra participante na disputa. A concessão da ferrovia será válida por 30 anos.

A gestão da ferrovia Norte-Sul está dividida entre duas concessionárias. A maior parte da ferrovia está nas mãos da Rumo, porém a VLI possui 720 quilômetros de concessão entre Porto Nacional (TO) e Açailândia (MA), conhecido como tramo norte da ferrovia. A movimentação de cargas neste trecho teve um aumento de 15% em 2022, totalizando 15 milhões de toneladas.

A VLI concluiu em setembro a compra de 168 vagões e três locomotivas, um investimento de aproximadamente R$ 200 milhões. Esses vagões serão entregues neste ano pela Greenbrier Maxion, de Hortolândia (SP), enquanto as locomotivas serão produzidas pela Wabtec, em Contagem (MG), com previsão de entrega até dezembro do próximo ano. Esses recursos serão utilizados para transportar produtos do agronegócio brasileiro até o porto no Maranhão, de onde serão exportados.

A ferrovia Norte-Sul também realizou, pela primeira vez, o transporte de biocombustíveis em conjunto com a distribuidora ALE. Em julho, foi realizado um fluxo ferroviário de 545 metros cúbicos de etanol anidro entre Porto Nacional (TO) e São Luís (MA). Anteriormente, esse transporte era feito apenas no sentido inverso. Essa operação ferroviária é mais eficiente do que o transporte rodoviário, pois demandava três caminhões para cada vagão carregado.

Com a conclusão da ferrovia Norte-Sul e sua operação em pleno funcionamento, espera-se que haja um impulso significativo para o desenvolvimento do setor ferroviário no Brasil, favorecendo o transporte de cargas e proporcionando benefícios econômicos e logísticos para o país.

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