De acordo com o prefeito Eduardo Paes, essa é uma nova forma de gestão que não envolve a privatização do Hospital Souza Aguiar. O objetivo é centralizar os diversos serviços terceirizados, que atualmente são realizados através de mais de 100 contratos, em um único contrato para uma melhor organização da gestão do hospital. Além disso, o recurso privado também será atraído para os investimentos necessários. O prefeito ressaltou ainda que essa parceria inicia pelo maior hospital da rede, o Hospital Souza Aguiar, que é considerado o maior hospital de emergência pública da cidade e da América Latina.
Essa PPP de saúde é a primeira do Rio de Janeiro. O contrato possui um prazo de 30 anos e a empresa será responsável pela modernização e adequação das instalações prediais, bem como pela prestação de serviços não assistenciais no Hospital Souza Aguiar, no Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda e na Coordenação de Emergência Regional do Centro. Vale ressaltar que o atendimento médico continuará sob a gestão da Secretaria Municipal de Saúde, ou seja, nada mudará nesse sentido.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, destacou que esse é um grande investimento no principal hospital da cidade. O objetivo é entregar todo o hospital reformado para a população do Rio de Janeiro em três anos. A reforma incluirá a construção de novas instalações, bem como a ampliação do centro cirúrgico e da capacidade de atendimento. A expectativa é que, nos próximos três anos, o Hospital Souza Aguiar se torne o melhor hospital da América Latina.
O Hospital Municipal Souza Aguiar é conhecido como a maior emergência pública do Rio de Janeiro e realiza atendimentos gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2022, foram registradas 9,6 mil internações, 7,8 mil cirurgias, 40 mil tomografias e 54,3 mil exames de raio X. Devido à sua localização central, o hospital recebe pacientes não apenas da capital, mas também da região metropolitana e do interior do estado. Além do Souza Aguiar, o complexo de saúde conta com o CER Centro, que realizou 74,7 mil atendimentos, e a Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda, que registrou 6,4 mil internações e 4,4 mil partos em 2022.